19 de nov. de 2009

SEMINFO reúne cursos de Informática em Torres



Atualização e interação, estas são as palavras que melhor traduzem a 8ª edição do SEMINFO – Seminário de Informática da ULBRA. O evento na ULBRA Torres reuniu cerca de 300 pessoas e expôs trabalhos de pesquisa dos mais diversos Estados do país, como Tocantins, Amazonas, Roraima, Mato Grosso do Sul e da capital federal, Brasília.

A programação teve início com a palestra Redes Sociais, ministrada por Franz Figueroa aos coordenadores inscritos no III FGCoordI – Fórum Gaúcho de Coordenadores de Cursos de Informática. Além do FGCoordI, outros três sub-eventos integraram a programação do SEMINFO 2009, ocorrendo paralelamente: a VIII Mostra de Trabalhos de Conclusão de Curso, o III WEI Tchê (Workshop de Educação em Informática) e o C2S TI, Concurso de Cases de TI. “A partir das discussões no FGCoordI, redigimos um documento que será enviado ao MEC/INEP, com o objetivo de apresentar algumas demandas da comunidade acadêmica, dentre elas, a aprovação de Diretrizes Curriculares para os cursos da área de Computação. Este documento foi assinado por 15 professores/coordenadores, representando 6 instituições de ensino superior do RS”, informa a coordenadora dos cursos superiores de Tecnologia em Redes de Computadores e Analise e Desenvolvimento de Sistemas da ULBRA Canoas, Vanessa Lindemann.



Sábado pela manhã foi a vez das oficinas e mini-cursos. Encerradas estas atividades, houve almoço de integração e, em seguida, realizada no auditório do campus a cerimônia de abertura oficial da 8ª edição do Seminário, com a participação do diretor da ULBRA Torres, Luís Antônio Longo. Um painel de abertura, com o tema Convergências Tecnológicas, deu segmento a programação do segundo dia. Paulo Ricardo Rocha, Diretor de Interiorização da SEPRORGS, Julio Ferst, Diretor Técnico da Secretaria de Ciência e Tecnologia, e Fabiano M. Correa, Consultor de Projetos Especiais da Vivo, foram os convidados ilustres do painel, que discutiu a rápida evolução tecnológica e as tendências nas áreas da informática e da tecnologia para os próximos anos.

Uma novidade chamou a atenção dos participantes do Seminfo 2009. Enquanto se discutia os avanços da informática em painéis, palestras e sessões técnicas, acadêmicos e professores eram convidados a, simultaneamente, postar breves comentários e expressar sua opinião sobre os temas através da rede social twitter. Com seus notebooks conectados através da internet wireless, os participantes postavam mensagens, transmitidas em tempo real por um telão instalado no auditório e para todo o mundo através da rede mundial de computadores.



Dando continuidade às atividades do FGCoordI, ocorreu a reunião com Diretor Técnico da Secretaria de Ciência e Tecnologia do RS, Julio Ferst, e o Vice-Presidente da ASSESPRO-RS (Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia de Informação - Regional RS), Regis Bronzatt. “Discutimos as estratégias para atrair alunos, evitar a evasão e formar profissionais que além de uma formação técnica e qualificada, tenham uma postura empreendedora, boa comunicação e conhecimento da língua Inglesa. Também debatemos as oportunidades no mercado de TI e a demanda de mão-de-obra reprimida”, comenta a professora Vanessa. Conforme pesquisa da ASSESPRO-RS, as vagas em aberto são 60% para programadores, 15% na área de infra-estrutura, 10% para gestão de projetos, 8% na área administrativa e 7% na área comercial.

Participaram do SEMINFO-RS, 274 alunos, de diversas instituições do Brasil. O evento é uma realização dos cursos da área de Informática da ULBRA, com a co-participação de diversas Instituições de Ensino Superior do Estado, que auxiliam na sua organização e divulgação.

(texto em parceria com a ACS/ ULBRA Torres)

Nenhum comentário:

Postar um comentário